Informações Sobre o Workshop
Contexto e Objetivo:
“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”, será? A conhecida frase de Lewis Carroll no livro Alice no País das Maravilhas (1865) retrata parte do diálogo entre Alice e o Gato Cheshire, onde a personagem principal não sabe para onde os caminhos a levarão e também não se importa muito com isso. Fazendo uma analogia deste fragmento do livro com os dias atuais, onde pais levam seus filhos(as) autistas para diversas terapias após recomendação médica e muitas vezes não sabem sequer o que é, para que serve ou como funciona a terapia recomendada, neste sentido, será que seguir adiante, sem saber onde “aquele caminho” ou aquela terapia irá levá-los é o melhor para autistas e suas famílias?
O que vamos abordar:
A Análise do Comportamento Aplicada - ABA é uma das terapias indicadas para autistas, o processo de seleção de objetivos para o Plano de Ensino Individualizado - PEI em ABA comumente é feito após uma avaliação do Analista do Comportamento, que envolve a observação dos comportamentos, uso de protocolos ou escalas além de entrevistas com os pais, contudo, esses pais pouco tem conhecimento ou liberdade para consentir verdadeiramente sobre o que foi escolhido para o PEI.
Baer; Wolf & Risley em seu artigo de 1968, falam sobre as Dimensões que devem reger a ABA, orientam para que essa ciência aplicada incorpore em sua prática, dentre outras, a validade social, a efetividade e a generalidade. Neste Workshop, iremos abordar o protagonismo das famílias no processo de construção do PEI, focando na prática das habilidades de identificação de prioridades e expectativas para então descrever objetivos claros e mensuráveis para que possam ser efetivos, generalizáveis e, portanto, tenham a validade social.
Plano de Ação para o Workshop:
Mariana Machado Bicalho, Me., QBA
Mariana Machado, QBA é formada em Serviço Social e atuou por 11 anos em uma unidade hospitalar, continuou seus estudos após o diagnóstico de sua filha e se pós graduou em Psicopedagoga e em Análise do Comportamento Aplicada, em 2024 se tornou Mestra em Análise do Comportamento Aplicada - ABA. Na TBW ela é professora do curso preparatório da certificação ABAT e outros cursos livres. Em sua experiência profissional em ABA ela já atendeu pessoas autistas, tanto em ambientes clínicos, escolares e/ou domiciliares, principalmente com crianças até 12 anos. Ela é fundadora da Cuidado Parental, onde, em conjunto com a gestão dos serviços para os filhos, oferta o suporte aos pais para o desenvolvimento das habilidades parentais positivas.
Mariana tem grande paixão por ensinar, principalmente àqueles que se dedicam à aplicar diretamente os serviços ABA e assim como deseja um serviço ético, com assentimento, com conexão, divertido e baseado em evidência para sua filha, ela se engaja em promover o ensino destas habilidades em suas práticas de consultoria e no treino de aplicadores ABA e futuros ABAT´s do Brasil.
Talyta Soares da Silva, Me., QASP-S
Talyta Soares é Psicóloga, especialista em Intervenções precoces no TEA e Mestre em Psicologia da Saúde e Processos Psicossociais pela Universidade Federal de Rondônia. Analista do Comportamento com Certificação Internacional QASP-S pela QABA Board. Atualmente é Supervisora ABA e Responsável Técnica na clínica Autistar.
-
-
-
-